13 de out. de 2010

ENTEADOS E MADRASTAS

Certo dia, minha prima e eu estávamos conversando sobre separação e filhos. Entendo muito bem o assunto “separação”, já de filhos a minha experiência é unitária e expressa, já que o Jansen sempre foi bem avançado em todas as idades.

O assunto nos levou a tentar entender porque alguns homens se distanciam dos seus filhos depois que arrumam outra parceira. Alguns tem a dificuldade de entender que os filhos serão sempre filhos... Não importa o que acontecer. Convenhamos também, que existem mulheres e mulheres. Têm aquelas que querem distancia dos enteados, por medo, por ciúme e estes por sua vez, procuram não contrariar pra que não haja harmonia entre o casal. Sou completamente contra:
- Pai que se afasta por causa da outra,
- Da mãe que faz a caveira da atual pra criança não gostar da madrasta e
- Da atual impor a condição de distância dos enteados.
Conheço pessoas que estão em cada uma dessa situação. Minha opinião é uma só quando solicitada: ta errado. Não sou a pessoa mais certa do mundo, que faz tudo certo e tal, mas tenho teoria para os três casos:
* Acho que se um relacionamento não deu certo, tem que haver amizade com respeito. Respeito mesmo, nada de virar amante do ex depois da separação. Acho que a mulher que se submete a isso não se respeita, pois, depois de ter sido a tal, aceitar ser amante é uma falta de vergonha na cara. De ambas as partes.
* Todo mundo tem o direito de recomeçar. Não deu certo? Siga! Tente outros caminhos e aprenda com os erros. Particularmente eu não tenho a menor dificuldade de recomeçar. (Acho que essa é minha palavra preferida)
* A mãe que fala mal da atual para os filhos é maluca. Quem só tem a perder são as crianças. Tudo bem que existem madrastas que fazem “jus” ao nome MÁ-DRASTA, mas na maioria dos casos, são mulheres que também são mãe... e mãe nenhuma quer ver seus filhos maltratados por ninguém. Nem os filhos dela e nem os de ninguém. É instinto. Não precisa colocar ninguém em um altar. Mas acho que a influencia da mãe em pelo menos ensinar a respeitar (seja quem for) é ético.
* Pais caras de pau não tem nada que aceitar exigência de ninguém pra se afastar dos filhos. Filho é tudo de bom na vida da gente. E não adianta ter contato só por telefone. O contato físico, o carinho, os passeios, as broncas, são fundamentais na formação do caráter da criança. Não adianta querer dar tudo isso quando for adulto.
Eu amo crianças. Os filhos do meu 1º marido, a Bia e o Marcos, quando me vêem na rua pulam em cima de mim. Sinto amor vindo deles. Enquanto estive com o pai deles, dei muito carinho e também dei bronca, afinal eles estavam lá em casa todo santo dia, então não tinha condições de eu ver coisas erradas e ficar calada. Acho que por isso eles me amam até hoje. E a mais velha até segredos me conta, chama meu padrasto de avô e minha mãe de avó. Olha que já não estou com o pai deles há anos.
Nunca tive problema com a mãe deles (Olha que ela nem é tranqüila!). Por mais que ela procurasse, eu sempre fui muito serena e firme. Sempre me coloquei numa posição que mostrasse a ela que não ia conseguir nada comigo. Nos respeitávamos.
Hoje a minha situação é diferente. Sou louca pra ter contato com meus atuais enteados e por algum motivo, meu “digníssimo” não me deixa ter contato com eles. Imagino que as mães devem pensar que ele está afastado das crianças por minha culpa, quando na verdade não é nada disso. Sempre toco nesse assunto, às vezes até brigamos por isso, e nesse caso, ele é quem quer se manter afastado das crianças. Isso é um mistério que não consigo desvendar. Mas pra mim, com certeza seria adorável ter contato com eles. Quem sabe um dia!
Então, como escrevi aqui, há casos e casos. Mulheres, não façam a cabeça dos seus filhos contra a atual do seu ex. Nunca sabemos o dia de amanhã. Você também pode um dia se ver em situação contrária: a de madrasta.
Pais, a prioridade tem que ser os filhos. Em alguns casos não entendemos porque alguns velhinhos são abandonados pelos filhos. De repente, a explicação está ai.

Beijos!

7 comentários:

  1. Anônimo16:24

    É realmente complicado a relação madrasta e enteados...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:30

    Não adianta. faço de tudo pra manter os filhos do meu marido longe de mim por causa da mãe deles.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo03:15

    Quando me casei, aceitei minha enteada. Sabia das visitas quinzenais e alguns dias de férias,que ela ficava com o pai. Fazia vista grossa pra muita coisa.Pois ela ia embora, e a vida voltava ao normal.Mas não tivemos muita sorte...A ex do meu marido faleceu e a filha, órfã de mãe... Eu casei com um homem divorciado, que tinha uma filha que morava com a mãe. E de repente, me senti enganada pela vida, como se levasse uma rasteira.Como se entre milhares de madrastas no mundo, o raio caísse bem na minha cabeça! Eu tenho de aceitá-la, pois ela também não gostaria que a mãe tivesse morrido.Ela também, entre milhares de adolescentes, teve a má sorte de perder a mãe. Mas é difícil receber uma adolescente que não estava no "contrato". Não sei se é rude escrever assim, mas é mais ou menos isso. Uma fatalidade que alterou minha vida e a dela, também! Estou fazendo um esforço para ser compreensiva com as coisas que ela faz. Pra não parecer implicância, só dou bronca quando é sério. Mas já não sou feliz no meu casamento. Não sei se poderei completar um ano de casada. Jamais farei meu marido escolher, pois a obrigação dele é ficar com a filha. Penso em me separar, sem dar opção de escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14:27

      Imagino...
      Realmente complicado :(
      Tenho medo disso

      Excluir
    2. Anônimo14:33

      O meu relacionamento com o meu enteado sempre foi ótimo, ele sempre me aceitou bem por nunca ter visto o pai e a mãe como um casal, Eles se separaram quando ela estava grávida, porém ela morava na casa da minha atual sogra e meu atual marido, porém em quartos separados, todas as vezes que eu ia la ela fazia barraco e se sentia a dona da casa, não queria que ele levasse o filho p passear, nem no dia dos pais.
      Até que ela cansou, pois conquistei toda a família, o filho dela chorava chamando por mim e só se acalmava quando falava cmg por Telefone.
      Hoje ela seguiu a vida, meu enteado continuou morando com minha sogra, a mãe so visita uma vez na semana e olhe lá, a maioria dos fins de semanas e feriado ele passa conosco, porém as vezes me sinto presa pois não tenho filhos justamente pq gosto de passear ir para festa com meu marido e com criança não dá.
      E hoje virá e meche, a minha sogra fala em se ele um dia quiser morar conosco, mas ela não pergunta se eu quero, ela fala como se fosse normal, e ao mesmo tempo sei que ela confia em mim por isso q prefere q ele fique cmg do que com a mãe.
      Se eu tivesse filho ja, não me custaria nada cuidar de mais um, mas eu não tenho e não quero contato com a mãe dele.

      Excluir
  4. Boadrasta12:57

    Li e gostei muito do seu texto,sincero,parabéns,compartilhei.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:24

    Sou mãe e futura madrasta,a ex do meu namorado esta gravida,e pra mim no começo qndo eu fiquei sabendo disso foi una surpresa,mais dei total apoio ao meu namorado,o problema é q a ex dele,não admite que ele esteja comigo,ela acha q eh obrigação dele estar com ela,mais ele já disse e ja deixou claro q me ama,mais ela fik colocando o filho no meio sempre,sempre da disculpas para estar com ele,mais idenpendente disso nunca disse pra ele não estar com ela como já aconteceu dela ir parar no hospital,dei um super apoio pra ele ir ve-la,o problema eh q ela só complica as coisas,queria poder ajudar tbm,pq afinal alem de madrasta sou mae,e sei q se um dia a madrasta do meu filho o fizesse mau eu iria virar uma fera,ano sim meu futuro entiado e o bom eh q vou ve-lo nascer praticamente vou conviver com ele a partir de recem nascido,mais corro o risco de ser a vilã no meio dessa historia pois a ex do meu namorado jamais vai admitir q eu seja como uma mae do bb...no meu caso a atua namorado do meu ex tem um ciumes doentio pelo meu ex,tem vezes q meu ex vem ver meu filho ela ta ligando pra ele pra ir embora pra casa,ele perdeu emprego perdeu uma vida praticamente por causa dela,parou a vida toda dele por causa dela,eu e minha mae já dissemos para ele q ele nao da a minima pro meu filho mais ele fala q se importa e q liga sim pro menino sqn,pq se ele se importasse nao ha namorada ou mulher q impessa ele de ver a criança, acho q eh pura falta de interesse realmente do pai do meu filho,apesar de q a namorada dele nao permite q o meu filho seja filho dele,e nem q eles convivam bem tbm,nunca neguei o meu ex vim pegar ele pra sair,ou ver ele aqui em casa,mais ele nao mostra interesse realmente,triste realidade entre ex e atuais

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Volte sempre que puder!