2 de ago. de 2010

LINHA AMARELA: DO AMOR AO ÓDIO E VICE VERSA

Todo santo dia, milhares de pessoas são obrigadas a passar pela Avenida Governador Carlos Lacerda, a famosa Linha Amarela. Todo santo dia tambem, milhares de pessoas como eu, reclamam do transito infernal que enfrentamos diariamente nesta Via. Pessoalmente posso dizer que é meu pesadelo matinal, pois ainda estou em processo do "despertar" quando estou passando por ela. Pra mim é menos pior porque moro às margens dela, e assim que entro no onibus, ele entra imediatamente na via, me deixando livre da parte infernal “Barra”.
A linha Amarela começou a ser construida em 1994 e foi inaugurada em 1997. Lembro da Contrução como se fosse hoje, pois nesse período, eu dava uns “rolés” a noite de bicicleta com amigos. A primeira vez que a tal labirintite atacou (Porque isso não me pertence!), eu estava de bicicleta lá, na Porta do 1º Túnel... Foi terrível!
Mas voltando ao assunto, sempre reclamamos das longas paradas que nos faz chegar atrazados, mas todo mundo esqueceu de que era bem pior e muito mais demorado chegar em determinados bairros do Rio antes da construção da mesma. Aff.. Lembro que todo fim do mês, eu e minha Irmã mais velha, Ana, faziamos uma festa quando minha mãe levava a gente numa pequena viagem até a Ilha do Governador. Ela sempre tinha que ir lá porque é pensionista e só podia receber no Banerj lá da Ilha. Levava-nos porque era um dos poucos passeios que podia fazer conosco. Era divertido, porém cansativo. Íamos de 701 até madureira, e lá na porta do Tem Tudo pegavamos o 910. Uma loooonga jornada!
Hoje não... 1 hora pela Linha Amarela basta!
A Linha Amarela é um ponto positivo do Governo do Cesar Maia. Isso foi antes dele se tranformar no louco que abraçou a causa louca da Cidade da Música... mas isso é outro assunto!

Linha Amarela: A Melhor vista é a de cima mesmo

A Linha Amarela Liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão e corta os bairros Cidade de Deus, Freguesia de Jacarepaguá, Água Santa, Encantado, Engenho de Dentro, Abolição, Del Castilho, Pilares, Inhaúma, Higienópolis, Bonsucesso e Manguinhos. Os Ônibus que transitam por lá são:
175 (Central x Recreio dos Bandeirantes), 691 (Méier x Alvorada), 179 (Recreio dos Bandeirantes x Central), 179 (Recreio dos Bandeirantes x Maré), 233 (Barra da Tijuca x Rodoviária Novo Rio), 234 (Recreio dos Bandeirantes x Rodoviária Novo Rio), 240 (Curicica x Praça XV ), 241 (Taquara x Praça Mauá), 266 (Cidade de Deus x Rodoviária Novo Rio), 267 (Joatinga x Praça XV), 268 (Rio Centro x Castelo(Normal, Via autódromo e via Rio 2)) 269 (Curicica x Praça XV), 177 (São Conrado x Central do Brasil), 690 (Alvorada x Méier), 561 (Freguesia x Duque de Caxias), S-20 (Recreio dos Bandeirantes x Largo da Carioca)
Linhas especiais: Fundão x Praça Seca, Alvorada x Aeroporto do Galeão, Alvorada x Rodoviária Novo Rio, Alvorada x Nova América (integração com o Metrô Rio)
Linhas da Baixada Fluminense para a Barra da Tijuca: 400T (Barra da Tijuca x Belford Roxo), 405T (Barra da Tijuca x Nova Iguaçu),410T (Barra da Tijuca x São João de Meriti), 415T (Barra da Tijuca x Duque de Caxias) (integração para Magé),420T (Barra da Tijuca x Nilópolis) (via Mesquita), 425T (Barra da Tijuca x Queimados) (integração para Japeri).

Resumo: Antes de Reclamar dos engarrafamentos caóticos, do valor do pedágio, dos assaltos...Lembrem-se que antes era pior.

Linha Amarela: Ruim com ela. Muito difícil sem ela.


2 comentários:

  1. Onde estão as atualizações?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. passo na via todo dia, é o unico lugar que se pode dirigir sem passar por buracos,a preocupação é a segurança, não existe policiamento, todo dia tem assalto, não compreendo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Volte sempre que puder!